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Revista Brasileira de Psicoteratia

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Aprendizagem, trauma e comportamento violento
Ingrid D'Avila Francke*; Janaína Thais Barbosa Pacheco**; Rodrigo Grassi-Oliveira***
Páginas: 193 - 208

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar alguns fatores associados ao comportamento antissocial, enfatizando a relaçao entre aprendizagem, trauma e comportamento antissocial. As Teorias Desenvolvimentais destacam o papel da aprendizagem nos problemas de comportamento a partir de interaçoes do indivíduo/ambiente. Nessa perspectiva, o comportamento antissocial constitui-se em uma forma, ainda que inadequada, de enfrentamento às exigências sociais. As Teorias Psicobiológicas, que investigam interaçao gene-ambiente, auxiliam no entendimento do impacto da reatividade do substrato neural e as alteraçoes no desenvolvimento cognitivo a partir dessas interaçoes. Nesse sentido, o estresse/trauma tem sido associado a uma cascata de respostas fisiológicas e neurobiológicas que produzem alteraçoes nos padroes de desenvolvimento cerebral, criando uma situaçao de vulnerabilidade ao surgimento de psicopatologias. Os fatores associados ao comportamento antissocial sao utilizados para a discussao do "Caso Raul". Com isso, pretende-se contribuir tanto para a abordagem científica sobre o comportamento violento quanto para abordagens terapêuticas.

Descritores: violência; aprendizagem; comportamento.

Primeiros Socorros Psicológicos: relato de intervençao em crise em Santa Maria
Thiago Loreto Garcia da Silva*; Patricia Gaspar Mello**; Karine Aline Laini Silveira***; Laura Wolffenbüttel****; Beatriz de Oliveira Meneguelo Lobo*****; Carla Hervê Moram Bicca******; Rodrigo Grassi-Oliveira*******; Christian Haag Kristensen********
Páginas: 93 - 104

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar alguns fatores associados ao comportamento antissocial, enfatizando a relaçao entre aprendizagem, trauma e comportamento antissocial. As Teorias Desenvolvimentais destacam o papel da aprendizagem nos problemas de comportamento a partir de interaçoes do indivíduo/ambiente. Nessa perspectiva, o comportamento antissocial constitui-se em uma forma, ainda que inadequada, de enfrentamento às exigências sociais. As Teorias Psicobiológicas, que investigam interaçao gene-ambiente, auxiliam no entendimento do impacto da reatividade do substrato neural e as alteraçoes no desenvolvimento cognitivo a partir dessas interaçoes. Nesse sentido, o estresse/trauma tem sido associado a uma cascata de respostas fisiológicas e neurobiológicas que produzem alteraçoes nos padroes de desenvolvimento cerebral, criando uma situaçao de vulnerabilidade ao surgimento de psicopatologias. Os fatores associados ao comportamento antissocial sao utilizados para a discussao do "Caso Raul". Com isso, pretende-se contribuir tanto para a abordagem científica sobre o comportamento violento quanto para abordagens terapêuticas.

Descritores: violência; aprendizagem; comportamento.